Qual é a Lição principal em Romanos 1 da Bíblia?
Os religiosos fundamentalistas, evangelicalistas, moralistas, estão tentando enfiar goela abaixo a passagem de 18-32, aos homossexuais, como “aborrecidos de Deus”. Neste ponto, o papa católico está anos luz à frente dos “evangélicos” sionistas. Quando o Caminho da Vida se torna religião, se converte em morte e arma humana para matar. Quando Deus inspirou escrever-se o livro chamado “Epístola aos Hebreus”, recomendou aos judeus recém convertidos a Ele a deixar para atrás o “arrependimento de obras mortas”. Em outras palavras, que não tentassem voltar a arrepender-se delas, porque isso já tinha acontecido. Implica também, que onde há arrependimento, o pecado não mais existe. Por outro lado, quando os “cristãos” vão trocar essa porção da Bíblia por 1 Coríntios 6? Vejamos:
A passagem aqui primeiro aponta a fornicação, depois, a injuria e a calúnia, e logo segue dizendo: “Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os homossexuais, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus. Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a fornicação, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo. Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder”.
Hebreus diz “não precisam se arrepender de novo de suas obras passadas, todas mortas”. Coríntios diz “alguns de vocês tem sido” senão uma classe de pecador, outra, ou várias juntas. Romanos aponta “toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça”. O tema aqui não é a homossexualidade, senão “toda a impiedade e injustiça dos homens que detém a verdade em injustiça”. “Deter a verdade em injustiça” significa freá-la, e seu retrato é o que hoje acontece, quando as pessoas levam anos enredados [e não conseguem refletir; muito menos mudar] na defesa de uma ideologia partidarista, na figura de seu ídolo político, e em doutrinas de homens, como a teimosia manifestada por em “pastor” brasileiro em Apóstolos, Misiones, Argentina, que me bloqueou por ele defender sua “sã doutrina”. Isso é deter a verdade “em justiça”. Como tais “evangélicos” se animam afrontar o mundo como se de Evangelho se tratasse, demonizando, condenando com a passagem de Romanos como que se ela falasse somente contra os homossexuais? Na verdade, a passagem menciona a homossexualidade como exemplo, assim como menciona a egolatria e a idolatria, mas não como únicos pecadores. Mas, o pecado central nesta passagem é a FORNICAÇÃO, que equivale a “deitar com Deus e com a Carne, o Diabo”.
A passagem de Coríntios
traz 6 conceitos diferentes e complementares: 1) vocês eram tais pecadores porque
detinham a verdade em injustiça, gerando toda classe de impiedade e injustiça;
2) vocês agora são lavados, santificados e justificados; 3) agora vocês são
livres em tudo, até para seguir no pecado que quiserem, o Evangelho e a Graça
não é Lei, Regra, mas, “olhem bem, porque nem tudo convém”; 4) cada coisa no
nosso corpo, tem um propósito; 5) Deus destruirá tudo, tanto o corpo de pecado
como o que ele recebe e faz com ele; 6) o corpo não é para a fornicação, senão
para o Senhor, e o Senhor para o corpo. O pecado central nesta passagem é a
FORNICAÇÃO. Entretanto, no meio "cristão" o ter sexo antes do casamento é normal, e ninguém demoniza a ninguém por isso, nem perseguem como aos homossexuais como um horripilante problema para Deus.
Todas as passagens novo-testamentarias citadas, e todo o Novo testamento é questão de VIDA e não de MORTE. Não podemos ser mais severos que Deus. Tampouco o Evangelho é da lei e as regras, senão da Graça. Conheci um caso de um jovem cristão com abundantes testemunhos de genuinidade, que morreu aos 30 e poucos anos de idade, de overdose. Conheci outro a quem o médico deu-lhe no máximo 10 anos mais de vida por sua fragilidade a causa das drogas e a AIDS, que já ultrapassou os 30 anos mais de vida e tem uma extraordinária saúde e é também do Senhor. Quando nos focamos no que tendemos seja pecado [seletiva, discriminativa e injustamente], nossa mensagem vira MORTE, e não temos solução para as pessoas, mas quando nossa certeza está na VIDA, ajudamos a que fornicários físicos ou espirituais deixem de fornicar, e a que injuriadores e caluniadores parem, e que os injustos, os devassos, os idólatras, os adúlteros, os efeminados, os homossexuais, os ladrões, os avarentos, os bêbados, os maldizentes e os roubadores continuem sendo lavados, santificados, e justificados, para não perder o Reino, posto que salvos já SÃO, quando são Igreja com todos os demais pecadores em processo de glorificação, e esta será efetivada pelo Soberano Senhor Jesus, conforme o último versículo de 1 Coríntios 6 estudado aqui. O pecado, qualquer seja, nos faz merecedores da morte (Rm. 1. 32), mas a justificação gratuita de Deus por Cristo, nos faz ressuscitar para a gloria eterna. Se um dos dois é mais, é Jesus, e não o pecado.
Tito Berry

Comentários
Postar um comentário