A ninguém chameis vosso pai na terra
Mateus 23. 1-34
23:1 Então Jesus falou às multidões e aos seus discípulos,
23:2 Dizendo: Os escribas e os fariseos sentaram-se na cadeira de Moisés. Presumindo? “Golpe de Estado”? Evangélicos no Governo?
23:3 Portanto, tudo o que te disserem, faça-o e guarde-o; mas não façais conforme a sua insensatez, porque dizem e não fazem. Maus exemplos.
23:4 Amarram cargas pesadas e pesadas, e as põem nos ombros dos homens; mas eles nem querem movê-los com um dedo. Mandamentos. Regras humanas.
23:5 Eles fazem todas as suas obras para serem vistos pelos homens. Bem, eles alargam seus filactérios e alongam as franjas de seus mantos; publicidade, impostação, ostentação quanto a obras.
23:6 e ame o lugar de honra nos banquetes, e os primeiros assentos nas sinagogas, aparência.
23:7 e as saudações nas praças, e que os homens os chamam de Rabi. Reconhecimento e posição pública.
23:8 Mas você não deve ser chamado de rabino; pois um é seu mestre, e todos vocês são irmãos. Aqui Jesus acrescenta mestre paralelo a irmãos. Se somos irmãos, temos um único pai, com a função também de mestre.
23:9 E a ninguém chameis vosso pai na terra; pois um é teu pai, aquele que está nos céus. Aqui a proibição é de chamar pai nosso “na terra” no modelo do “celestial” que é único.
23:10 Nem sejam chamados instrutores; pois um é o seu Instrutor, o Cristo. Aqui Jesus liga o Pai no céu e o Messias como mestre na terra.
23:11 O maior de vocês será seu servo. Este apêndice categórico em sua mensagem, significa que ele relaciona a liderança na igreja com o serviço e não o PATERNALISMO clássico, que faz tudo o que ele vem descrevendo como pretensão de superioridade a serem servidos pelos “irmãos”. São da mesma família, mas se creem superiores, e ainda vai denunciar mais nos seguintes versículos.
23:12 Quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado. Aqui Jesus diz [parafraseando], <<pior, quando o líder além de buscar ser servido, se engrandece>>.
23:13 Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque vocês fecham o reino dos céus diante dos homens; porque vós mesmos não entrais, nem deixais entrar os que estão entrando. Aqui claramente Jesus diz quem é o seu público alvo da mensagem: os escribas e fariseus, e o frisa cinco vezes.
23:14 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque devorais as casas das viúvas ...
... enquanto por pretexto vocês fazem longas orações; por isso vocês receberão maior condenação.
23:15 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque vocês viajam por mar e terra para fazer um prosélito, e quando ele se torna um, você o torna duas vezes mais filho do Geena que você. Até aqui Jesus com a designação “escriba” está dizendo: Vocês deviam saber pela Lei Mosaica que isso Deus vai castigar, mas a burlam e ensinam mal, e com “fariseus”, Jesus pensa no zelo que eles manifestavam pela Lei, até o ponto de entrar para a Política em defeza da Lei Mosaica, e a ambos chama HIPÓCRITAS!
23:16 Ai de vós, guias cegos! que vocês digam: Se alguém jurar pelo templo, não é nada; mas se alguém jurar pelo ouro do templo, é ladrão. Agora Jesus aborda a guiança espiritual, chamando-os de tolos e cegos.
23:17 Tolos e cegos! porque o que é maior, o ouro, ou o templo que santifica o ouro? E segue mostrando um domínio do falso deus Mamom governando aos líderes.
23:18 Tu também dizes: Se alguém jurar pelo altar, isso não é nada; mas se alguém jurar pela oferta que está sobre ele, está obrigado.
23:19 Cego! pois qual é maior, a oferta ou o altar que santifica a oferta?
23:20 Pois quem jurar pelo altar jura por ele e por tudo o que está sobre ele;
23:21 e quem jurar pelo templo jura por ele e por quem nele habita;
23:22 e quem jurar pelo céu jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está assentado.
23:23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque vocês dão o dízimo da hortelã, do anis e do cominho, e deixam o mais importante da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Isso era necessário fazer, sem parar para fazer o outro.
23:24 Guias cegos, que coais o mosquito e engolem o camelo!
23:25 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque vocês limpam por fora o copo e o prato, mas por dentro vocês estão cheios de rapina e deboche. Legalismo e Moralismo.
23:26 Fariseu cego! Limpem primeiro a parte interna do vidro e a placa, para que a parte externa também fique limpa. Doutrinas sobre a aparência estão equivocadas. A limpeza interior tem o suficiente poder para mudar o externo.
23:27 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque sois semelhantes a sepulcros caiados, que por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda imundície.
23:28 Assim também vós por fora pareceis justos aos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e maldade. Cuidar do exterior no lugar do interior, funciona, mas gera hipócritas.
23:29 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque edificais os túmulos dos profetas e adornais os túmulos dos justos, Honravam os antepassados, mas, se engrandecendo.
23:30 e você diz: Se tivéssemos vivido nos dias de nossos pais, não teríamos sido cúmplices no sangue dos profetas. Se engrandeciam como sendo pais quase celestiais.
23:31 Assim testemunhais contra vós mesmos que sois filhos daqueles que mataram os profetas. A retórica contra o mal não é suficiente, quando mantemos a tradição.
23:32 Enche, pois, a medida de teus pais! Um apelo a ter a Deus-Pai.
23:33 Serpentes, sua ninhada de víboras! Como vocês escaparão do julgamento de Gehenna? Serpente é da família da Antiga Serpente, o Diabo.
23:34 Portanto, eis que vos envio profetas, sábios e narradores; e alguns deles vocês matarão e crucificarão, e a outros açoitarão nas suas sinagogas, e perseguirão de cidade em cidade; profetas, guiam; sábios, ensinam; narradores, interpretam [não a lei aqui, senão] ao Pai Celestial. Todos humanos; quer dizer que podem ser o que aparentemente Ele proibia.
Nesta passagem do Novo Testamento também está revelado o Pai Celestial único, a quem ninguém pode presumir ocupar seu lugar na terra, e o próprio Filho Jesus sempre se cuidou de não confundir a ninguém nesse ponto. Logo, o Mestre único, do recebido do Pai, que ouvira dele e vira nela, e o Guia espiritual a toda verdade, que é o Espírito Santo.
Aqui Jesus se opõe ao paternalismo, e dá uma receita de como deve ser a PATERNIDADE ESPIRITUAL em três palavras: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. O apóstolo Paulo nem esperou que o chamassem Pai, e por si mesmo se nomeou pai na fé, de Timóteo, não no DNA.
Um pastor afirma que aqui Jesus antagoniza à multidão que não tinha consanguinidade em comum, e os pais biológicos deles, destacando que todos estão fazendo hermenêutica equivocada, mas ele viu a multidão e não viu que junto a ela estão “os discípulos”.
Quando o Senhor me motiva a escrever algo, sempre faço exegese bíblica sem consultar a nenhum outro escritor, nem livros, nem vídeos, e só me deixo guiar pela Chave Mestra que Ele me revelou nas Sagradas Escrituras, o Plano Eterno de Deus, e sua Hermenêutica A-Lanthano.
Já no final de minha interpretação aqui, vi o vídeo do pastor que cito, e o seguinte, de um padre católico, que vale a pena ver:
https://youtu.be/bHwZdrAMNzA

Comentários
Postar um comentário